quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A Amazônia é Nossa



Tendo como elemento provocador o vídeo acima, a equipe de professores da Escola Parque se propõe a discutir a internacionalização da Amazônia. Um amplo debate será promovido com os alunos do ensino médio e o professor Oda selecionou alguns filmes que compartilharei aqui.

O primeiro vídeo apresenta uma pesquisa realizada pelos alunos de Geografia Política da UFF para investigar a atuação das grandes empresas de agro-negócio. Segundo o pesquisador, nos últimos anos as multinacionais expandiram desenfreadamente as lavouras e isso representa novos arranjos sociais e políticos na Amazônia.



O próximo vídeo discute a atuação das ONGs que atuam na Amazônia.  A estudante entrevistada questiona o papel das entidades não governamentais que ocupam o território amazônico.



O vídeo que discute a Diplomacia denuncia que a intervenção dos Estados Unidos e a união européia na Amazônia tem como principal foco a privatização. A Organização de Tratado de Cooperação Amazônica resiste à internacionalização amazônica promovendo o desenvolvimento sustentável na região. O combate ao efeito estufa é usado como argumento em prol da internacionalização e com esse pano de fundo as organizações internacionais estão infiltradas na Amazônia, atuando sem efetiva fiscalização.



O próximo vídeo discute como as forças armadas atuam em busca da manutenção da soberania Amazônica. Deslocamento de tropas para a região e uso de batalhões de fronteiras são algumas das ações usadas para proteger e vigiar a Amazônia.



Para refletir e agir:

Nenhum comentário: