terça-feira, 21 de setembro de 2010

Aos Faustos e Faustas

Você já viu "A teta assustada"? Eu assisti ontem e nas primeiras cenas, quando a mãe da protagonista canta e conta para a filha como foi violentada, lembrei de Michael Odent alertando sobre o período primal, que engloba o momento da concepção até o final do primeiro ano de vida. Para ele, durante esse período que é a gestação do cérebro emocional responsável pela maturidade afetiva, são construídas as estruturas cerebrais que garantem a sobrevivência da espécie. Do ponto de vista molecular, esse é o período em que o DNA, traduz as mais diversas proteínas que irão construir uma memória celular e tecidual: mais do que uma estocagem de informação, trata-se de uma trasformação da esturura vida. Odent defende que esse período deveria receber uma atenção especial de toda a sociedade porque tem reflexos culturais, memoriais e éticos. Para Odent, o curto e crítico período logo após o nascimento pode ser decisivo na capacidade das crianças desenvolverem a capacidade futura para amar. Nesse sentido, as intervenções realizadas durante esse período tem sido apontadas por diversas pesquisas como fatores de risco para disturbios sociais como a criminalidade e o suicídio. Parte dessas pesquisas podem ser acessadas nos sites: www.wombecology.com; www.birthworks.org/primalth; www.obstare.com e www.birthpsychology.com.


Voltando ao filme, a protagonista Fausta é uma alegoria do medo que muitas mulheres, e homens, carregam após sofrerem ou testemunharem uma violência sexual.Essa cicatriz profunda pode se instaurar no olhar, no andar, no falar... mas as vezes é necessário muita sensibilidade para perceber o grito contido nessas almas infelizes.

A batata introduzida na vagina de Fausta é outra alegoria: do bloqueio sexual imposto na experiência do abuso. Romper essa barreira depende principalmente da vontade do abusado, mas isso pode levar tempo demais. O mundo está repleto de Faustas e Faustos. Nesse momento eles podem estar sozinhos ou juntos, na mesma cama.

Nenhum comentário: