segunda-feira, 31 de maio de 2010

Ambiente em Risco

Na semana de meio ambiente a ecologia ganha foco. O Brasil, cenário privilegiado de biodiversidade, é alvo de criminosos e ignorantes.  Ao visitar um lugar exuberante, cidadãos brasileiros podem se sentir tentados a levar representantes da fauna ou da flora para casa, alimentando o voraz do tráfico de espécies silvestres. Na maioria das vezes, os pequenos e fofos animais, se transformam em transtorno, podendo inclusive ameaçar a segurança da família. Os compradores passam a buscar meios para resolver o problema, mas nem sempre o zoológico está preparado para receber os bichos que chegam nessas condições. Um dos destinos possíveis são os parques da cidade e é assim que os animais provenientes de diferentes biomas passam a ser considerados invasores e ameaçar a fauna local.

A reportagem abaixo mostra os riscos enfrentados por espécies vítimas do tráfico de animais e como o trabalho  dos ambientalistas é dificultado por falhas na legislação que alimentam a impunidade e estimula o crime. Enquanto o tráfico de espécies silvestres continuar altamente rentavel, só perdendo para o tráfico de drogas e de armas, a ameaça continua.



Essa outra reportagem mostra como as espécies invasoras podem representar um problema para o ambiente e para a economia do país:

Nenhum comentário: