quinta-feira, 29 de abril de 2010

Biomas no Movie Maker

O papel do professor contemporâneo ultrapassa o ensino de conteúdos e a avaliação escrita e oral dos mesmos. Se hoje os jovens dispõem de poderosos recursos tecnológicos para apreender conhecimentos, nós educadores, também podemos explorar tais recursos e motivar os estudantes a se apropriarem de todo esse aparato, inclusive como autores. Assim, além de ampliar o acesso à informação, eles poderão exercitar a expressão e a criatividade: habilidades de grande valor no meio acadêmico e no mercado de trabalho.

Nas turmas do primeiro ano da Escola Parque, sugeri que os meninos fizessem um vídeo sobre Biomas, brasileiros inclusive, usando o programa Movie Maker. Distribui os temas entre os alunos - a maioria trabalhará individualmente, mas como eles são espertos, devem marcar encontros para cumprir juntos essa missão.


A pesquisa começa com a leitura cuidadosa de textos que tratem o Bioma escolhido. Sugeri o uso de fontes acadêmicas, para que eles se familiarizem com essa escrita. Só então deve-se buscar um contato com imagens do Bioma. Alertei para o fato de que, se a leitura for mal executada, corre-se o risco de capturar imagens inadequadas, difundir informações erradas: a responsabilidade também é uma habilidade importante. Além de fotos ou vídeos sobre o bioma escolhido, cada aluno deverá buscar músicas típicas da região para incluir no filme para que, além da fauna e flora, conheça-se um pouco da cultura do lugar estudado.

Encontrei um tutorial feito por Adriana Sousa que pode ser util para aqueles que não dominam o programa:

Usando o Movie Maker

Uma dica: o vídeo pode ficar ainda mais interessante com um roteiro que considere o potencial da música e das imagens disponíveis. Um recurso interessante é usar o "ponto de virada" para que, em determinado ponto da música, a narrativa seja "sacudida". Esse recurso pode torná-la menos óbvia e mais instigante. Talvez o exemplo abaixo ajude a compreender isso:



Esse vídeo foi feito às pressas, com a galera do CDI, à título de ilustração. Não deu tempo de colocar os créditos no final: a música Alô Liberdade é de Chico Buarque - interpretada por Chicas. Espero que o vídeo dos meus alunos fiquem bárbaros como tudo o que eles fazem! Em breve partilharei essa produção com vocês.

Nenhum comentário: