segunda-feira, 22 de março de 2010

A Explosiva origem do Universo

Uma pergunta que vem despertando a curiosidade de todos desde tempos remotos é: como teria surgido o universo? Com os avanços da ciência, surgem teorias baseadas em estudos e conhecimento cientifico.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
           A teoria mais aceita atualmente é a da Grande Explosão ou Big Bang. Essa teoria foi conseqüência do grande desenvolvimento da Astronomia e da física no século XX.   Albert Einstein e suas equações matemáticas em sua teoria da relatividade previam que o universo está em expansão. E o universo em que nós vivemos está realmente se expandindo. Sabemos isto, pois vemos galáxias e grupos de galáxias se deslocando no universo.



É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

           Como mostra o esquema acima, esta expansão tem ocorrido desde que o universo foi formado a 15 bilhões de anos, durante o quente e denso evento que conhecemos como Big Bang. A lógica a partir disso nos leva a concluir que hoje, que as galáxias no passado, deviam estar mais próximas que hoje. Levando essa idéia ao extremo, em um momento todos os componentes que formam o universo estariam aglomerados em um único ponto. Com essa base, podemos imaginar que o universo começou como um grão primordial extremamente denso, que teria se expandido subitamente, originando todos os componentes existentes no universo.  Dizemos que esse evento chamado Big Bang deve ter ocorrido a cerca de 13,7 bilhões de anos atrás.





É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

              Os cientistas calculam que imediatamente após a explosão, a temperatura era muito alta o que impossibilitava a existência de alguns elementos químicos. Mas passados milhares de anos, a temperatura diminui, permitindo o surgimento de átomos. Depois de centenas de milhões de anos, as primeiras estrelas surgiram. Conjuntos de estrelas e de matéria cósmica, atraídos pela força gravitacional originaram as primeiras galáxias. Os diversos tipos de átomo do universo, inclusive os que constituem nosso próprio corpo, foram produzidos no interior das estrelas. Dependendo da sua massa, ao atingir certo estagio, a estrela explode, lançando no espaço seus átomos.

Texto da querida aluna Marina Ruy Barbosa

4 comentários:

Anônimo disse...

eu gostei
viu até fiz o meu trabalho
com o seu conteúdo
tchau

Anônimo disse...

eu e meus amigos
bem
nós ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooodiamos
porfavor né não tem nada de divertido e nem novo
por:bruno,iago,josé,mario,gabriel,jhonatan,tiago,lucas ,igor,fabio,e a minha irmã amanda

Anônimo disse...

eu amei e esses ai bruno,iago, josé.........amanda etc
não sabe o que é ciência

edundc disse...

Gostei muito,
Nosso universo é imenso
e precisamos aprender mais
sobre ele,como nasceu e como...
é triste dizer mas é inevitavel o fim do universo.
E uma questao de tempo para saber sua verdadeira origem.
Abracos...
Eduardo Santos
Prof.Metafisica