segunda-feira, 22 de março de 2010

Origens

Atualmente existem duas ideias para a origem do nosso planeta, a panspermia e a teoria da evolução química.
A panspermia leva em conta que a origem da vida se deu por substâncias vindas de outras partes ou por outros seres de outros lugares do universo.
A teoria da evolução química considera que aconteceu uma transformação onde matérias inorgânicas evoluíram e originaram simples moléculas orgânicas, que de varias maneiras se multiplicaram e se tornaram mais complexas ao ponto de criar um metabolismo, o que caracteriza os seres vivos.
O jovem planeta Terra foi varias vezes atingido por asteróides, que causava grande catastrofe e fazia aumentar a temperatura e a massa do planeta. Com a perda de calor foi formada uma camada fina de material rochoso – crosta terrestre.

Durante dezenas de anos cairam tempestades contínuas. Com isso a Terra ja havia se esfriado e consequentemente ja tinham espaços alagados, onde possivelmente originaram-se alguns seres vivos.
Um antigo cientista chamado Miller criou um experimento em que ele testava algumas condições do planeta jovem. Cientistas atuais tentam refazer testes parecidos e encontraram ja substancias orgânicas que os seres vivos tambem possuem. Contudo a maior questão e: como a partir dessas substâncias se formam o metabolismo e complexidades moleculares.
Uma característica forte dos seres vivos é a capacidade de se reproduzir, além dessa há diversas incaracterísticas inscritas no código químico do DNA. Alguns cientistas consideram que o RNA foi um dos primeiros a ter a direção ao desenvolvimento de um sistema genético, pois se duplicava e multiplicava, algumas tinham a capacidade de transmitir características parecidas – descendência.

Texto redigido pelos alunos Giovanna Pasos, Frederico e Daniel Campos

Nenhum comentário: