sexta-feira, 15 de abril de 2016

A importância da Pesquisa em um projeto cultural

Apresentar um projeto que usará recursos públicos exige profissionalismo e compromisso com o cumprimento de todas as etapas. Antes de um evento acontecer ou de um produto chegar ao mercado, muito tempo e trabalho foi ou deveria ter sido investido para evitar desperdícios ou investimentos inadequados. Investir em um cuidadoso trabalho de pesquisa pode fazer toda diferença na elaboração de uma proposta, na aprovação dela e principalmente na hora de executá-la. A recompensa é uma clareza que dará aos envolvidos um norte a seguir e uma maior segurança no caminho escolhido.

Foi sobre isso que a aula de Márcia Santos focou na última aula na Incubadora Cultural.
A pesquisa parte de um problema que orienta a proposta. Por exemplo, existe uma lacuna no estudo de um determinado compositor? Para responder essa pergunta, nós produtores culturais temos  que investigar. Nessa investigação iremos recolher uma série de informações pertinentes que norteará o projeto. O próximo passo é processar essas informações priorizando as fontes mais confiáveis. De posse das informações. Em alguns casos será necessário usar um sistema capaz de tratar as informações obtidas - por exemplo na aplicação de questionários em populações numerosas. Quanto maior a organização desse trabalho, mais tranquila será a análise dos dados.

A sensibilidade do pesquisador para perceber pequenas nuances na reação dos entrevistados pode fazer diferença na pesquisa. De grande valor para quem avalia o projeto cultural é a base teórica que ele traz. Os autores consultados e citados corretamente em um projeto cultural podem colaborar na aprovação de um projeto porque permite responder às perguntas formuladas pelo problema central da proposta, à luz de um sistema teórico.

Enfim, a pesquisa na pré-produção poderá imprimir confiabilidade na elaboração da justificativa do nosso projeto. Evidentemente nem sempre os dados obtidos na pesquisa se aplicarão ao nosso projeto, por isso é importante refletir no grau de generalização que eles carregam. Perguntar até que ponto pode-se esperar os mesmos resultados em outros locais ou noutras condições demonstra um senso crítico do trabalho.

Como exemplos de coletas de informação, Márcia Santos citou:

- Entrevistas - pode-se fazer pessoalmente, por e-mail, hangout ou outros.
- Bibliografia - em livros, artigos, sites...
- Observação
- Aplicação de questionário
- Análise documental
- Estudo de caso.

Dá trabalho? Sim. Mas quem disse que seria fácil a vida de produtor cultural?



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