quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Pela Lapa, com carinho

A Lapa do Rio é um exemplo de ausência do poder público. Cansados de ver lixo na rua, desordem nos bares, moradores de rua nas calçadas, o barulho das casas noturnas e tantas outras cenas inaceitáveis, os moradores resolveram se mexer. Um passo importante foi a criação de um espaço no Face "Eles não amam a Lapa" para denunciar as mais diversas perturbações urbanas como a poluição visual e a violência. A partir das fotos e mensagens postadas, os moradores resolveram ir para a Rua protestar, na véspera do carnaval. Esse encontro estimulou novas ações, como o manifesto "Eu Luto pela Lapa" previsto para o próximo dia 1 (ver convite abaixo: e participar!).

O sub-prefeito da Lapa, Luiz Cláudio, procurou os representantes do movimento para participar da reunião que aconteceu hoje para discutir a pauta das reivindicações desse manifesto. Ao ser perguntado sobre o valor da arrecadação de impostos, tal representante público argumentou que não tinha tal infomação porque não era secretário da fazenda! Sobre os problemas relativos à segurança - sobretudo o fato de os agentes militares não circularem pelo bairro, ele respondeu que tal questão era da responsabilidade da polícia, sobre o lixo, disse que "o que podia fazer" era falar com o presidente da Comlurb. Enfim, na prática, mais uma vez a prefeitura foi omissa.

Para mudar essa visão sobre a sub-prefeitura da Lapa, queremos transparência na gestão dos recursos gerados pela arrecadação dos impostos arrecadados aqui. Queremos conhecer o Plano Diretor do bairro e implementar um orçamento participativo. Será que estamos pedindo muito?



Amigos da Lapa, pensamos bastante e chegamos a conclusão que a única arma que temos para nos defender é a união e a inteligência.
Entendemos que uma manifestação todas as sextas pode desgastar o nosso movimento e enfraquecê-lo. Vamos fazer uma coisa mais forte para trazer um resultado melhor.
Convocamos os amigos para ocupar a praça no dia 1 de março, aniversário do Rio, com vários eventos culturais. Música, exposição de fotos da Lapa tiradas por nós, etc. Chamaremos esta manifestação de "Luto pela Lapa"
Propomos que deste a véspera, dia 28 de fevereiro, coloquemos por toda Lapa/centro tarjas pretas e panos pretos na janela para simbolizarmos esse drama que vivemos.
Além disso, com a ajuda de amigos que moram na Praça João Pessoa, vamos colocar grandes faixas em prédios do lugar com mensagens tipo "moradores da Lapa/Centro resgatam a praça das mãos do descaso e do abandono"... pensemos juntos.
Fitas nas antenas de carros, como pulseiras, nos cabelos, nas camisas. Vamos trazer o bairro inteiro para essa briga.
Quem quiser participar e trazer alguma atração cultural, avise imediatamente. Se pudermos, faremos festa pacífica e sem muito barulho durante o dia inteiro, respeitando a lei do silêncio.
Vamos multiplicar o número de participantes! É agora ou nunca!

Um comentário:

Anônimo disse...

Show, gostei muito!!!