segunda-feira, 30 de julho de 2012

Aos que desejam aprender sobre os equinodermas





A internet é o universo do paradoxo. Embora disponibilize diversas fontes de conhecimento, é um convite à dispersão: se não tomamos cuidado, perdemos o dia vendo coisas que não servem para nada. Mas para quem sabe o que quer e consegue se focar, a Rede pode ser uma importante ferramenta de estudo. 


Hoje selecionei alguns materiais para quem está estudando os equinodermos. O vídeo ao lado foi elaborado por estudantes do ensino médio, como trabalho de Biologia. Ele foi selecionado principalmente pela animação que mostra o funcionamento do sistema ambulacrário. Este sistema relaciona-se com a locomoção, respiração, circulação, excreção e até mesmo com a percepção do animal.

As estruturas azuis que parecem bonequinhos são os pés ambulacrais: característica exclusivas dos equinodermas. Elas possuem paredes musculares e ampolas que acumulam líquido; as variações de pressão do líquido no sistema determinam a expansão ou retração dos pés, fato responsável pelo deslocamento do animal. Quando a pressão do líquido é maior nos pés, estes ficam mais rígidos, quando a pressão diminui, eles ficam moles - essa diferença permite o movimento.

Se você clicar aqui, poderá acessar um conteúdo sobre os Equinodermos. Anime e faça um resumo sobre esse belíssimo filo: estude e brilhe no teste!

Assista também: 



http://www.youtube.com/watch?v=HPhAGyDceLo&feature=related - e veja um zoom nos pés ambulacrais de uma estrela do mar.

http://www.youtube.com/watch?v=GW_Nhfb_zSs&feature=related - Vídeo espanhol que apresenta belas cenas de equinodermos na natureza.



Bons estudos!

Nenhum comentário: