sexta-feira, 18 de maio de 2012

O sub lugar da arte

Qual é o papel do artista na nossa sociedade? Hoje assisti uma entrevista com Daniela Biancardi que comentava como a arte tem sido subestimada e o papel do artista também. Fiquei pensando em como a escola insiste em desprezar esse recurso: já pensou se nós professores ensinássemos língua portuguesa, matemática, geografia, ciência e história... através das artes? Já imaginou se o palhaço que cumpre importante função terapêutica  ao visitar hospitais ou países onde as crianças sofrem com epidemias, tivesse o mesmo status de um médico?



E se um contador de histórias tivesse amplo espaço na mídia, substituindo pelo menos em parte os lixos da programação que a TV brasileira exibe? E se as escolas investissem em atrações musicais, como investe em material de consumo?

Termino com uma questão levantada por Pedro Bandeira:

“O Brasil talvez seja o único país do mundo em que, se o livro não for recomendado por um professor, o papai, a mamãe ou o padrinho, não o compram para suas crianças. Ainda temos uma cultura ruim, em que pais não hesitam em comprar um tênis de grife para o seu filho, de R$ 1 mil, mas chiam quando o professor manda comprar um livro de R$ 20,00. "Eles dizem que não gostam de gastar dinheiro com besteira. Os pais de classe média ainda acham mais importante investir no pé do que na cabeça do filho”. 

Nenhum comentário: