quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Doe se puder!


O Hemo Rio necessita de uma média de 300 bolsas de sangue por dia para atender sua demanda.

Janeiro, devido as férias, é mês no qual se verifica grande baixa no número de doadores, período em que tradicionalmente fazem campanha, para garantir o atendimento da rede hospitalar.

Agora, com a calamidade pública nos municípios da região serrana, o Hemo Rio necessita urgentemente que mais uma vez a população carioca fluminense compareça em massa ao instituto, a fim de garantir o atendimento das vítimas das chuvas.

O Hemo Rio fica no Centro da cidade, na rua Frei Caneca, nº 8. Há o Disque Sangue, para maiores informações: 0800-2820708. Não precisa estar em jejum; basta levar um documento de identidade com foto e ter se alimentado normalmente, sem exageros em gorduras.

Veja:
Há 03 principais tipos de doação :de sangue total, por aférese e doação autóloga.
Doação de Sangue Total: é a doação habitual, onde até 450 ml de sangue são coletados em uma bolsa produzida com materiais e soluções que permitem a preservação do sangue. Os homens podem doar de 2 em 2 meses, até 4 vezes ao ano e as mulheres podem doar de 3 em 3 meses até 3 vezes ao ano.

• COMO É FEITA UMA DOAÇÃO DE SANGUE TOTAL ?

1- Cadastro: O doador, portando um documento oficial com foto, é cadastrado e recebe um questionário para ser respondido. Esse questionário tem o objetivo de avaliar se há alguma situação ou doença que impeça a doação de sangue, portanto as respostas devem ser sinceras e qualquer dúvida deve ser esclarecida na próxima etapa - a triagem clínica.
2- Triagem clínica: O doador é entrevistado e examinado por profissional de saúde , em local que garanta a privacidade e o sigilo das informações. Esse profissional verifica as respostas do questionário e avalia pessoas com alto risco de transmitir doenças pelo sangue. O doador deve ser consciente de que as suas respostas são muito importantes para garantir a sua integridade física, bem como a de quem vai receber o seu sangue. A segurança do paciente que recebe transfusão começa com o doador.
3- Coleta de sangue: A coleta de sangue dura no máximo 10 minutos. Todo o material utilizado é estéril e descartável Não há risco de contrair doenças doando sangue.
4- Lanche - após a doação o doador recebe um lanche e informações sobre os cuidados básicos que devem ser tomados após a coleta do sangue.

• TODAS AS PESSOAS PODEM DOAR SANGUE ?

Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por Normas Técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue
• REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE

- Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
- Estar bem de saúde
- Ter entre 18 e 65 anos
- Pesar no mínimo 50 Kg
- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação
• ALGUMAS SITUAÇÕES QUE IMPEDEM PROVISORIAMENTE A DOAÇÃO DE SANGUE:

- Febre - acima de 37°C
- Gripe ou resfriado
- Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana)
- Amamentação (até 1 ano após o parto)
- Uso de alguns medicamentos
- Anemia
- Cirurgias
- Extração dentária 72 horas
- Tatuagem: 01 ano sem doar
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
- Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano
Maiores esclarecimentos serão fornecidos durante a entrevista clínica que precede a doação.
Saiba mais sobre os critérios de doação na home page: 
http://www.anvisa.gov.br/sangue/legis/resolucoes.htm
 - Resolução RDC 153 de 14/06/2004
HEMORIO dispõe de folhetos para divulgação e esclarecimentos sobre doação de sangue, para obtê-los contacte doasangue@hemorio.rj.gov.br 

 Tel: (21) 2332-8629

Fonte: HEMORIO

3 comentários:

Anônimo disse...

Cara Educadora Silvania,

Louvável saber que em nosso planeta tão complicado, com emaranhados problemas sociais e governos omissos pelos quatro cantos da terra, ainda existam pessoas como você, que realmente se envolve com causas nobres. Parabéns por ser uma destas pessoas iluminadas por Deus, onde seus intuitos abrírão muitas outras mentes a fazerem o bem. Que todas as suas sementes sejam férteis e levem nutrientes ao nosso mundo carente de luz humana. E você é uma das luzes, como uma estrela que brilhará por muitas e muitas gerações!

J. Marcio Cotta - Escritor

Silvania Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Silvania Santos disse...

Olá Meu Caro JM,

obrigada pelos elogios generosos!

abc,

Sil